Extração

Extração De Filito

A extração do filito é a céu aberto com bancadas de 4 a 15 metros de altura. Para o processo do filito, o minério passa pelas tradicionais etapas de decapeamento, desmonte, carregamento, transporte, britagem, secagem e moagem em moinhos de bolas. Para o decapeamento areno - argiloso, em média de 5 a 12 metros, são utilizados tratores de esteiras de alta tecnologia que carregam diretamente os caminhões da empresa e de terceiros.

Para o desmonte do mineral a empresa utiliza quando necessário, um compressor portátil Ingerssol-Rand dotado de perfuratriz RH 571 - 3L, para furos de 1”.

Os furos são carregados com dinamite gelatina ( 1”x 8”x 60% de força). Para a detonação usa-se cordel detonante, espoleta e estopim.

Após a detonação o trabalho de desgalhamento é executado por tratores esteiras com escarificador. Em seguida, o minério é removido por tratores escavos carregadeiras, para o pateo de secagem e homogeneização, onde os blocos maiores são triturados manualmente até o tamanho máximo de 10”, e as contaminações de quartzo descartada, ou também, através de uma unidade de britagem e peneiramento com capacidade de produção de 200 toneladas/hora, a fim de classificar o minério na faixa granulométrica requerida pelo cliente.

Após a homogeneização e a aprovação por parte do cliente, o minério é preparado em lotes, específicos, onde fica a disposição para transporte até o destino.